Atividade Física Saúde — 01 novembro 2012
Benefícios da caminhada

A caminha é uns dos exercícios mais fáceis de praticar, barato, e que se pode fazer a qualquer hora e com qualquer idade.

Para uma pessoa sedentária, que não realiza nenhum tipo de exercício físico, com apenas 10 minutos de caminhada em uma semana, já é possível perceber algumas mudanças.

Além de melhorar o condicionamento físico, a caminhada controla a pressão arterial, diabetes, previne demências e emagrece.

 caminhada

- Circulação sanguínea

Durante o exercício, o fluxo de sangue aumenta, com isso os vasos sanguíneos se dilatam, reduzindo a pressão.

Aumenta o trabalho das válvulas do coração, melhorando a circulação da hemoglobina e consequentemente melhorando a oxigenação de todo o corpo.

Estudos comprovaram que caminhar durante 40 minutos, reduz a pressão arterial por 24 horas.

 

- Pulmão

Caminhar deixa as funções do pulmão mais eficientes.

As trocas gasosas são mais eficazes, eliminando mais impurezas e deixando-nos livres de catarros e secreções.

Uma caminhada regular, dilata os brônquios, prevenindo inflamações na vias aéreas, como a bronquite. Se esse for seu caso, consulte um médico antes de iniciar sua atividade física.

 

- Osteoporose

Há muitos benefícios do impacto do pé no chão para nossos ossos.

Toda movimentação realizada durante a caminhada, gera estímulos nos ossos, o que facilita a absorção do cálcio deixando-os mais resistentes, diminuindo os riscos de fraturas.

Nos casos da perda inicial de massa óssea a caminhada fortalece os ossos. E em quadros de osteoporose já instalada, a caminhada retarda a evolução da doença.

 

- Depressão

Durante os exercícios físicos o corpo libera endorfina, o hormônio responsável pelo relaxamento e alegria.

Ao caminhar, o corpo produz mais endorfina, o que lhe dá mais ânimo para caminhar mais. E a sensação de relaxamento, fará com que consiga cada vez caminhar por mais tempo.

 

- Bem – estar

Caminhar admirando uma vista, como praias e jardins melhora a saúde mental proporcionando melhora do humor e autoestima.

 

- Cérebro

O exercício reduz os riscos de problemas de memória e atenção.

Ao caminhar o cérebro recebe estímulos, que melhoram a coordenação, sendo capaz de responder cada vez a mais estímulos.

Estudos relataram que pessoas que caminham 10 km por semana tem um menor risco de diminuição da massa cerebral. O que previne vários tipos de demência, como o Alzheimer que é uma doença degenerativa do cérebro.

 

- Sono

Quando caminhamos, durante o dia, nosso corpo produz adrenalina, nos deixando mais dispostas mesmo após o exercício.

Melhorando então a qualidade do sono durante a noite. Pois ao gastar energia durante a caminhada, adormecemos mais rápido na hora de dormir.

 

- Peso corporal

Manutenção do peso  ou emagrecer  são os benefícios mais conhecidos da caminhada.

Mesmo após o exercício, devido ao aumento do metabolismo, o corpo continua a queimas calorias.

 

- Fome

Estudos comprovaram que uma caminhada de 15 minutos, diminuem a vontade de comer guloseimas.

Além de ocupar a cabeça a caminhada libera endorfina, hormônio que relaxa combatendo o estresse, dessa forma pessoas que iriam buscar compulsivamente por comida neste momento, passam a deixar este ato de lado!

 

- Derrame e infarto

A caminhada controla a pressão sanguínea, deixa os vasos mais elásticos, propícios a se dilatarem em casos de obstrução protegendo contra derrames e infarto.

Como também regula os níveis de colesterol, diminuindo a produção de gorduras ruins para o organismo. Gorduras essas que se depositariam nos vasos, levando a derrames e infartos.

 

- Diabetes

Devido a maior circulação sanguínea a atividade do pâncreas e fígado é estimulado, dessa forma a produção de insulina aumenta.

 

Dicas de Saia: Caminhar diariamente deixa o corpo em forma, melhora a saúde e retarda o envelhecimento!!

E você, tem caminhado?

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